Joanna Scharlé

Joanna Scharlé

Nascida em Belo Horizonte, Joanna Scharlé de Vasconcelos iniciou-se na técnica de desenho em 1999 na cidade de Lausanne, Suíça,e posteriormente no Estado de Utah,  Estados Unidos em  2000. A artista participou de vários cursos de desenhos, ceramistas, esculturas e pinturas aprimorando seus conhecimentos.
No Brasil, estudou com Solange Botelho, uma das alunas de Alberto Veiga Guignard. Solange  ensinou Joanna  a enxergar e reproduzir a figura humana através do desenho, muito influenciada pelo olhar modernista e técnicas de Guignard. Em 2010, concluiu o curso de pós-graduação em Arte Contemporânea, na UEMG/ Guignard.
Diante da complexidade dos sentimentos humanos, Joanna busca através de diferentes técnicas: pintura à óleo em tela, desenho à bico de pena e escultura em cerâmica, modos distintos de expressar e provocar o espectador. A motivação de criação é extravasar seus sentimentos e transmitir uma mensagem sobre eles.
Nas pinturas à óleo sobre tela os sentimentos de Scharlé são retratados em pinceladas que constroem rostos distorcidos ou olhares expressivos. O processo de criação se inicia geralmente pelos olhos, não sendo o desenho pré-determinado.  Nas cores vibrantes vem a “esperança alegre”, as vezes escondida, as vezes pulsante em cada sentimento retratado.  São baseadas no Expressionismo.
         O processo criativo dos desenhos à bico de pena nasce a partir de linhas e traços soltos. Através da junção deles,  Joanna enxerga uma figura conforme seu estado de espírito e a representa posteriormente. Assim como na pintura à óleo, o desenho não é pré-determinado, nasce a medida que os traços e linhas remetem a artista à uma imagem.
No caso das esculturas, Scharlé aprimorou seu  olhar para enxergar em algumas formas geométricas uma figura humana ou mais de uma. Essas formas aparecem nos mais variados objetos, instrumentos, equipamentos, letras, números; retratando assim, situações do cotidiano baseadas no Cubismo, mas sempre dando ênfase à figura humana.
O processo de criação das obras de arte de Joanna Scharlé  foge do óbvio por ser uma arte nunca feita a partir de rascunhos ou planejada, ao contrário, nasce de forma impulsiva.

 

Suas obras

Dica da Designer

 

Scharlé domina as técnicas de pintura, desenho e cerâmica, criando obras com ricas inspirações na figura humana e na complexidade dos sentimentos. Os trabalhos da artista fogem do óbvio e nascem de forma impulsiva sem nada planejado.

Obras que provocam com seus modos distintos de expressar e nunca passam desapercebidas em um ambiente. Que tal levar charme em várias formas ao seu ambiente ?

 

Rose Maia
Projetos (83) 987132108

Origens

Belo Horizonte

Entre em contato com Joanna Scharlé

Mais informações

Quer entrar em contato com a artista Joanna Scharlé? Envie sua mensagem utilizando o formulário.