Ondinas de Cabedelo

A cidade de Cabedelo, é um município da Região Metropolitana de João Pessoa, Capital do Estado da Paraíba. Possui uma área territorial de 31,42 quilômetros quadrados, com medidas singulares: 18 quilômetros de extensão por apenas três quilômetros de largura e aproximadamente 65 mil habitantes.
Sempre teve um trabalho artesanal muito forte, mas com pouco ou quase nenhum investimento do poder público. Essa realidade tem mudado. As Artesãs de Cabedelo buscavam seu lugar no mundo e sempre se esforçaram muito para ter renda, independência e realização. As histórias do artesanato se confundem com as vidas dessas mulheres que hoje desenham com as mãos.
Agora formam as Ondinas de Cabedelo, guerreiras que vem sendo reconhecidas, valorizadas e geram renda a partir de seu talento.
Conheça um pouco mais sobre essas histórias de vida e Artesanato…

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Projeto

Ondinas – O nome do projeto é uma referência aos elementos aquáticos que traduzem os mistérios da beleza, da sedução, da sensualidade, do romantismo e da energia da água. As ondinas são as guardiãs da água. É também uma referência à tendência dominante entre os artesãos cabedelenses de trabalhar com subprodutos da atividade pesqueira, como mariscos e escamas de peixe, atividade na qual é pioneira.
A iniciativa busca basicamente, capacitar essas artesãs na área do estilismo e na criação de produtos artesanais como forma de revitalizar o artesanato local, valorizar e integrar as artesãs do município.
Entre as metas do Projeto estão a capacitação, o apuro das técnicas artesanais, a criação e elaboração de peças de design de moda (roupas e acessórios), a montagem de portfólio das peças da coleção, a documentação fotográfica e vídeo gráfica e a exposição artística.
Em sua terceira edição, apresenta uma coleção inspirada em mandalas, Flores Astrais. Coloridas e vibrantes formas geométricas circulares que se adaptam  nas tramas do crochê, feitas por habilidosas mãos dessas artesãs crocheteiras.
As artesãs têm orientação do estilista Léo Mendonça. Ele explica que  “A produção é baseada nas técnicas do crochê e materiais naturais, como escama de peixe e osso, visando à valorização do artesanato e cultura locais. “
O Projeto Ondinas de Cabedelo vem sendo apoiado pela Prefeitura Municipal de Cabedelo através da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres propondo o desenvolvimento do design no artesanato.
Além da SEPM e do Desenvolver, o Projeto conta com apoio das Secretarias da Cultura, Turismo, Ação e Inclusão Social, Comunicação Social e Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFPB).

 

 

 

 

 

 

Arte criada por várias mãos e fios....

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vista-se de Arte.....

Origens

Cabedelo

Entre em contato com as Ondinas de Cabedelo

Mais Informações

Quer entrar em contato com as Ondinas de Cabedelo ? Envie sua mensagem utilizando o formulário.