Ciça Teori

Ciça Teori

Ciça é uma biomédica de formação com especialização em hemoterapia e mestrado em farmacologia, diretora do Serviço de Suprimentos do Hemocentro da Unicamp, que após aposentadoria em final de 2015, passou a dedicar seu tempo em busca do conhecimento de técnicas de pintura em tela e modos de expressar sua veia artística desconhecida até então. 
Na pintura a óleo e acrílica, figurativa, encontra a paz e reduz sua ansiedade, mas foi pela pintura abstrata fluída sobre tela que se apaixonou incondicionalmente e sua dedicação a esta técnica tomou conta de seu ateliê, mas utiliza também em suas obras, técnicas mistas que muitas vezes complementam suas pinturas. Suas obras abstratas e modernas, traz uma  tradução  da natureza através das cores vibrantes e perspectivas variáveis, levando a cada um possibilidades infinitas de imaginação.
Conhecendo um pouco mais a Artista…
Infância e adolescência: 
“Sempre muito feliz, pois a cidade pequena me proporcionou uma infância completa, onde estar e brincar nas ruas com os amigos era normal, bem diferente de hoje. Praticamente minha adolescência passou despercebida, pela infantilidade e ingenuidade que se mantinha na cidade pequena e quando percebi já estava fora de casa, em Ribeirão Preto fazendo cursinho para entrar em alguma área biológica…”
Desenvolvimento na Arte…
“Sempre me encantei com arte, artesanato e decoração, mas nunca me proporcionei tempo para fazer qualquer coisa a este respeito enquanto trabalhava na Unicamp. Mas sabia que um dia, eu mesma iria decorar minha casa com meus próprios trabalhos de arte.”
“Não me considero uma pessoa que tem o dom da arte, acredito que arte pode ser aprendida quando se busca por ela.”
Ciça conta que buscou se envolver com arte assim que se aposentou. 
“Descobri nas aulas de pintura, o quanto a arte é terapêutica e que o criar é um vício. Quanto mais me envolvia, mais eu queria aprender diferentes técnicas e foi aí que conheci a técnica de pintura fluída sobre tela, através do YouTube com aulas só de artistas americanos e com materiais exclusivos de lá.  Importei vários para começar a executar as técnicas aqui e com o tempo e com a prática, desenvolvi meus próprios materiais, que não ficam nada a desejar , se comparados aos materiais importados.”
“Enquanto fazia aulas de pintura óleo sob tela, desenvolvia a pintura fluida e acabei me apaixonando incondicionalmente por esta técnica. Procurei por professores no Brasil para aperfeiçoar, mas não encontrando, me mantenho assistindo aulas de artistas americanos até hoje.”
Esta técnica de pintura fluída começou na verdade com Frank Bowling em 1966. Ele era artista plástico que só trabalhava com figuras humanas e que de repente se aventurou nas misturas de tintas mais diluídas e jogadas aleatoriamente sobre a tela . O Artista começou a defender que os aspectos visuais de uma obra de arte são mais importantes que o conteúdo narrativo, quebrando na época o formalismo na pintura modernista.
“Hoje eu uso esta técnica, às vezes mesclada com diferentes tipos de texturas.”
A Artista se inspira em fotos do universo, paisagens, rios, cachoeiras, aves, lua, estrela, planícies, mar e cores.
“O que me encanta nesta técnica é a desenvoltura da tinta fluindo sobre a tela, a dinâmica da mistura das cores e o efeito do fogo sobre a tinta.  Expressa em mim uma sensação de liberdade, de leveza e de beleza que não se compara a nada que já fiz.”
Todas as pinturas atuais de Ciça se encontram na categoria de trabalho abstrato.
A ideia da arte abstrata é estimular a consciência humana com as associações baseadas em uma mistura original das cores e das formas. 
“Em toda arte abstrata se pode encontrar algo muito original, uma associação especial que seja pessoal ou universal. Por causa de sua versatilidade, todos podem selecionar uma obra de arte abstrata que atenda às suas necessidades particulares.”
Com relação à exposições:
Em 2019 a Artista participou de duas exposições em Campinas, “Primeiro Exposição de Artes do Cambuí” e Primeiro Salão de Artes Visuais de Campinas”. 
“A arte traduz a inspiração do meu coração, é a minha forma do sentir”

Suas Obras

Dica da Designer

 

O que dizer de uma Artista que explora a desenvoltura da tinta fluindo sobre a tela, a dinâmica da mistura das cores e o efeito do fogo sobre a tinta…

Seu domínio da técnica de pintura fluida lhe permite criar abstratos únicos e que se encaixam de forma harmoniosa em qualquer ambiente!

Que tal transformar seus ambientes com obras originais e de extrema criatividade?

Rose Maia Projetos (83) 987132108

 

Origens

Penápolis, SP

Entre em contato com Ciça Teori

Mais informações

Quer entrar em contato com a artista Ciça Teori? Envie sua mensagem utilizando o formulário.