Denis Moreira

Denis Moreira

 

Denis Moreira, 34 anos, Artista Plástico e gráfico.
Sua obra tem como ponto de partida a cultura brasileira e afrodescendente como reflexão sobre os meios de reconstrução da identidade negra e da cultura brasileira. O diálogo das obras de Denis com a cultura se dá por meio de pesquisas sobre a história dos povos africanos, do Brasil colonial até o contemporâneo e as diversas manifestações culturais como religião, dança e música que serviram como inspiração para os seus trabalhos.
Sua trajetória como Artista se iniciou em casa a partir dos desenhos e pinturas em telas, mas sua arte só veio a ganhar força em outra superfície, os muros da cidade de São Paulo. A partir do Graffiti se descobriu como artista e um homem de posição político-social.
“Minha intenção é retratar o negro com todas as suas singularidades, longe do estereotipo carregado de preconceitos e opressão.”
“Quando penso em minha origem e cultura, me desafio a criar e traduzir minhas memórias e concepções em linhas e massas de cor.”
“Para mim é uma grande responsabilidade registrar o corpo negro em seus gestos, cor, sensualidade e modos de ser”.
Desde o início de sua carreira, Denis, nascido na cidade de São Paulo, onde atualmente vive e trabalha, chama a atenção por sua produção ligada à questões sociais e de valorização das culturas emergentes.
Seu trabalho, que passa pela pintura, assemblage e fotografia, resgata uma memória afetiva na busca por um debate da identidade racial.
O jovem Artista sugere o empoderamento negro, retratando os desafios da contemporaneidade, conhecimento e expansão da diversidade da cultura brasileira e afro descendente, criando pinturas figurativas que propõem uma narrativa visual que coloca o espectador em um espaço de reflexão acerca de assuntos antagônicos como a beleza, violência, marginalização e auto valorização.
“Sempre me interessei pelas linhas do corpo humano e como elas poderiam se traduzir nas linhas do desenho ou da tinta. Através da expressão corporal, gosto de vislumbrar e imaginar a perspectiva do corpo humano, nas linhas das pernas e braços, ossos, em seus rabiscos, sobreposições, plasticamente em uma tela, na similaridade com objetos/colagens, registrando este fazer a partir da minha observação e imaginação.”
“Em quase todos os meus trabalhos, busco  a diversidade e beleza em minhas criações. Beleza esta que pode estar impregnado nas cores dos diversos povos espalhados pelo planeta.”
Formado em Artes Visuais pela Faculdade Metropolitanas Unidas – FMU 2009/10/11 – História da Cultura Afro-Brasileira – GPEC 2011 – Computação Gráfica no Instituto Criar de Tv e Cinema 2005/06 – É pesquisador da cultura popular brasileira e afro brasileira desde 2007. Participou de Exposições coletivas como: “Não é o céu lá fora, Casa Tato – Galeria Olido SP Capital da Diáspora Africana 2016 – Projeto Pintando histórias 2014 – Salão coletivo do ABCD 2012 – Usina São Paulo de Artes 2009 – Memorial da América Latina 2008 “Pavilhão de acessibilidade –SESC Pinheiros 2006/07 – Ganhou 2° lugar no Salão Coletivo de Artes do ABCD 2012.

 

“Eu não escolho se meu personagem vai ser gordo ou magro, forte ou fraco, é minha alma que traça meus desenhos.”

Suas Obras

Dica da Designer

 

O que dizer dos trabalhos do Denis ? Simplesmente incríveis ! Um estilo único que consegue levar vida e personalidade a qualquer ambiente. A perfeita união da Arte, cultura e história!

Cores fortes, diversidade e criatividade em cada detalhe marcam suas obras.

Que tal transformar seus ambientes com obras originais e de extrema criatividade ?

 

Rose Maia Projetos (83) 987132108

 

Origens

São Paulo, SP

Entre em contato com Denis Moreira

Mais informações

Quer entrar em contato com a artista Denis Moreira? Envie sua mensagem utilizando o formulário.