Gêiza Barreto


Gêiza Barreto

Gêiza Barreto nasceu em 17 de agosto de 1973 em Salvador, Bahia. Possui Bacharelado em Informática, MBA em Engenharia Econômica e Financeira e já foi executiva de Tecnologia da Informação em uma empresa global, mas tornou-se artista plástica por amor, dedicando-se aos retratos e aos abstratos em técnica mista, tendo como principais suporte papel, tela e MDF.
Gêiza convive com a arte desde a infância, quando observava o trabalho de sua mãe, também artista plástica. Apesar de ter pintado alguns quadros nessa época e de amar as aulas de Artes na escola, sua admiração pelo talento de sua mãe era tão grande que ela não se achava capaz de se tornar artista um dia. Sendo uma pessoa de múltiplos interesses, optou por, inicialmente, seguir o caminho das Ciências Exatas.
 Foi apenas em 2003, quando viu uma pessoa próxima começar do zero e, depois de algum tempo, produzir obras belíssimas, que resolveu estudar desenho e pintura em várias técnicas no Atelier Canella, em Niterói-RJ, onde ficou por três anos e participou de duas exposições coletivas. Desde então, mostrou interesse particular pelo abstracionismo e pelos retratos.
Nessa época a arte era, para ela, apenas um hobby; uma forma de buscar o equilíbrio e desenvolver outras áreas do cérebro que não as relacionadas ao raciocínio lógico e matemático; de trabalhar a intuição, a sensibilidade e de conseguir expressar seus sentimentos. 
No início de 2006, após o nascimento do seu primeiro filho, interrompeu sua produção artística para se dedicar à família nos horários em que não estava na empresa em que trabalhava. Ainda assim continuou seus estudos e leituras sobre História da Arte.
Cinco anos depois, grávida de seu segundo filho, contratou a arquiteta Conceição Mota, de Macaé-RJ, para decorar seu novo apartamento. No momento de selecionar os quadros para colocar na parede, ela, timidamente, disse que tinha uns quadros da época em que fazia curso de pintura. Conceição se encantou pelos seus quadros e os colocou em quase todas as paredes da casa. Foi a primeira vez em que teve a validação externa de sua obra.
Pouco tempo depois, passou por um período muito difícil em sua vida. Decidiu, então, tirar um período sabático para se recuperar física e mentalmente e começou a fazer cursos online de técnica mista com professores de vários países como uma forma de se reencontrar. O aprendizado da técnica mista ampliou suas possibilidades na criação de obras com grande impacto visual; a experiência de se dedicar integralmente à arte foi tão intensa e poderosa que começou a pensar que esta poderia ser sua nova profissão. Sua arte passou, então, a representar sua jornada de cura, autoconhecimento e diálogo com os níveis mais profundos da mente, representados pelas diversas camadas e símbolos presentes em sua obra.
No final de 2017 voltou para Salvador e, pouco tempo depois, resolveu se declarar artista. Esta simples atitude fez uma grande diferença; a partir daí, aceitou o convite para participar do Circuito das Artes Europa 2019 do Atelier MVinhas, com exposições em Chaves (Portugal), Madrid e Lisboa. 
Durante a exposição em Chaves, realizou o sonho de ter uma de suas obras fazendo parte do acervo permanente de um Museu: o do Forte de São Francisco, nessa mesma cidade.
Em janeiro de 2020 venceu a categoria “Votação Popular” do Concurso Internacional de Pintura da Boldbrush, com a obra “Santa Dulce dos Pobres”. Em fevereiro de 2020, sua obra “Metamorfose” ficou entre as 15% favoritas do mesmo concurso.
Em fevereiro, abril e junho do mesmo ano foi finalista da Competição Internacional de Pintura da Painting Contest.org, com as obras “Metamorfose”, “Proteção” e “Além da Imaginação”, respectivamente.
Gêiza reconhece a influência de vários artistas sobre sua obra. Segundo ela, ao estudar cada artista ela acaba incorporando algo dele em seu estilo próprio. Entretanto, o público costuma identificar mais claramente as influências de Kandinsky, Miró, Mondrian e David Hockney sobre os seus abstratos, além de Cézanne, Manet e Anita Malfatti sobre os seus retratos.
Em seus trabalhos ela explora os contrastes, a harmonia entre as cores vibrantes e os tons neutros e as texturas dos diferentes materiais utilizados. Nos retratos busca a compreensão da essência humana; o que nos une e o que nos torna únicos; a compreensão da alma do retratado por meio do olhar e das linhas e marcas em sua face. Seus abstratos são, em geral, criados de forma expressiva e intuitiva, adicionando camadas, símbolos, marcas e elementos até que o tema do quadro se revele, o que resulta em obras, em geral, complexas e com sensação de mistério e profundidade.
Gêiza acredita que a Arte, ao conectar a fonte criadora de cada artista ao universo de cada espectador, tem o poder de despertar pensamentos e emoções capazes de transformar vidas em um único instante. É essa diferença que pretende fazer na vida dos que conhecerem a sua obra.
Seus trabalhos podem ser encontrados em seu próprio site, nas principais redes sociais e em galerias no Brasil, em Lisboa e em Nova Iorque.
Segundo Gêiza, os sites de arte têm ajudado a democratizar o acesso à arte, pois muitas pessoas ainda se intimidam em entrar em galerias físicas, mas encontram, nas galerias virtuais, não apenas a possibilidade de observar as obras que lhe interessam – inclusive com detalhes -, mas também de conhecer melhor o artista que está por trás de cada uma delas. É exatamente nesse aspecto que ela vê na Craftto um grande diferencial, pois faz questão de apresentar o artista ao público de uma maneira que os aproxima e conecta.

Suas Obras

Dica da Designer

 

O que dizer de uma Artista que explora a Arte da Pintura de forma única? Gêiza transforma cores em possibilidades infinitas de criação.

Seu amplo domínio de técnicas lhe permite criar trabalhos com uma incrível harmonia entre as cores vibrantes, tons neutros e as texturas dos diferentes materiais utilizados.

Que tal transformar seus ambientes com obras originais e de extrema criatividade?

Rose Maia Projetos (83) 987132108

 

Origens

Salvador, BA

Entre em contato com Gêiza Barreto

Mais informações

Quer entrar em contato com a artista Gêiza Barreto? Envie sua mensagem utilizando o formulário.