URBANB

URBANB

Por ela mesma…
Sou paulista e fui muito arteira quando criança. A arte sempre esteve presente em minha vida. Meu pai trabalhava em uma fábrica de papel e lembro-me de ver os desenhos dele em folhas quadriculadas. Eu gostava de desenhar e  adorava “tirar fotos” de tudo, até hoje sou assim. Frequentei escola pública, aulas de artesanato, culinária, desenho, pintura em vitral, art-noveau, tecido, gesso, porcelana, cerâmica, vidro, madeira, crochê e tricô, “eram aulas práticas e obrigatórias”, no que hoje é nosso ensino fundamental.
Em 1983, longe de SP, da família, do lado profissional e morando na Foz do Iguaçu (PR), fazer o curso de pintura foi a minha atividade durante 4 anos, ministrado pela Artista Plástica Margarida M. C. Caramori (expositora permanente na época da Galeria Vale das Borboletas), na COART.
Devido minha paixão por fotografia, pela natureza e paisagismo da cidade, tomei como tema para minhas pinturas, as paisagens.  E é claro a maioria das obras foi fotografada na época.
Optei pelo uso do NOME ARTÍSTICO: URBANB
Em 2010, já aposentada, voltei a investir no desenvolvimento artístico. Formei-me em Design Gráfico e Motion Graphics pela Panamericana Escola de Arte e Design, complementando com os cursos de História da Arte, do Design e da Fotografia.
Não esquecendo o meu lado pintora de óleo sobre tela, nos últimos 6 anos envolvi-me no desenvolvimento de obras em Arte Digital, onde exploro aspectos do construtivismo russo, abstracionismo, op art e arte contemporânea. Tento transmitir meu jeito imaginário, transpondo as ideias do papel para a tela do computador, induzindo a uma reflexão sobre as emoções ao olhar, à imaginação superando a razão e à transformação das imagens em sonhos. Todas as obras são feitas exclusivamente “com o uso de mouse”, software de design gráfico para criação vetorial e ilustração gráfica.  Minha influência em arte digital veio principalmente da minha formação como designer gráfica e do pintor húngaro radicado na França Victor Vasarely e suas abstrações geométricas.
As obras “são únicas” de autoria própria, não reproduzíveis e todas com certificado de autenticidade.
Participo de diversos concursos de arte gráfica, arte postal e cartazes. Como todo artista tem um pouco de poesia, fui premiada com o Certificado “Poeta do Bem” no Concurso Cultural “Poesia Todo Dia”, e pela doação dos direitos autorais de uma de minhas poesias em benefício da APAE-SP em 2013.
Minhas obras foram expostas em galerias, academias e salões de 1985 à 1987, retornando ao mundo das artes em 2013 com uma Exposição Coletiva em Uberlândia/MG com curadoria da Artista Maria Carolina Boaventura. E de lá para cá…  várias exposições às quais destaco com premiações:
2014 – 1ª Exposição Individual em Arte Digital “Emoções ao olhar”, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura de Suzano, Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, Suzano/SP.
2014 – Medalha Personalidade 2013 Modalidade Painel Artístico da ARTPOP Academia De Artes De Cabo Frio, RJ.
2015 – Medalha De Ouro modalidade Arte Digital No Salão De Artes Plásticas LXIX Do Comando Militar Do Sudeste, São Paulo/SP.
2016 – Paleta De Bronze No 51° Salão Feminino Sociedade Brasileira De Belas Artes SBBA, Rio De Janeiro/RJ.
2016 – Membro Acadêmico da Confederação Brasileira De Letras e Artes-CONBLA.
2016 – Medalha De Destaque No VI Salão De Artes Plásticas ABD & Petrópolis, Petrópolis/RJ.
2016 – Medalha De Bronze no XXXV Salão Marinha do Brasil, Sociedade Brasileira de Belas Artes SBBA, Rio de Janeiro/RJ.
2016 – Medalha De Prata modalidade Arte Digital no Prêmio Arte e Cultura Golden Square Shopping 2016, São Bernardo Do Campo/SP.
2017 – Grande Medalha De Bronze no 37° Salão da Paisagem, na Sociedade Brasileira de Belas Artes SBBA, Rio de Janeiro/RJ.
2017 – Medalha De Prata no 9° Salão Brasil, beleza e cores, na Sociedade Brasileira de Belas Artes SBBA, Rio de Janeiro/RJ.
A partir de 2018 resolvi divulgar meu trabalho fora do Brasil, através da Exposição Coletiva Internacional Mostra de Arte Contemporânea Lisboa em Chaves/Portugal e Madri/Espanha e da 3ª Mostra de Arte, Casa da Arte e Cultura, Gunma-Ken/Japão, com Curadoria de Marcia Vinhas Atelier.
2019 – Participo do Projeto IDEA10 – Leroy Merlin Tamboré – Barueri/SP
2019 – Diploma Mulher Virtuosa da ‎Federação Brasileira Dos Acadêmicos Das Ciências, Letras E Artes – FEBACLA.
2019 – Filiada a AUTVIS Associação Brasileira dos Direitos de Autores Visuais.

Suas obras

Dica da Designer

 

Os trabalhos de URBANB trazem diversidade e harmonia na combinação de cores e tons. Os resultados surpreendem pela criatividade e estilo.

Vamos deixar seu espaço com um ar sofisticado ? A dica é usar telas coloridas e com a temática que te provoque sensações. Mas atenção: Cuidado com os excessos. As telas devem ser escolhidas com cautela para que fiquem em perfeita harmonia.

Rose Maia
Projetos (83) 987132108

 

Origens

São Paulo, SP

Entre em contato com URBANB

Mais informações

Quer entrar em contato com a artista URBANB? Envie sua mensagem utilizando o formulário.